A Conferência Episcopal Equatoriana (CEE), exortou a seus compatriotas a escolher no próximo dia 30 de setembro, representantes competentes e conscientes das necessidades do país, assim como defensores do inviolável direito à vida, a dignidade da pessoa humana, a liberdade religiosa "e os grandes e permanentes valores da família equatoriana".

Em um comunicado, a CEE recordou que em 15 de abril os equatorianos decidiram em um referendum a convocatória para uma Assembléia Constituinte para que estabeleça "um marco jurídico do Estado que ponha fim às irregularidades que vêem acontecendo e represar as reformas que o Equador necessita para sua recuperação ética, social, jurídica, política e econômica".

Por isso, indicou que embora todo cidadão tenha o direito de ser eleito, "a própria natureza desta representação (à Assembléia Constituinte), exige do candidato competência e venerabilidade".

Nesse sentido, os bispos afirmaram que os escolhidos devem ser pessoas conscientes da multiculturalidade do Equador, "com visão de futuro" e que não se deixem influenciar por interesses particulares mas sim pelo bem comum do país.

Do mesmo modo, "que defenda a igualdade de direitos e obrigações de todos os equatorianos", o direito à vida da concepção até a morte natural, "a liberdade religiosa, o respeito à consciência e ao pensamento de outros, e uma moderna concepção de laicismo".

Além disso, assinalou a CEE, os escolhidos devem ser pessoas convencidas da necessidade de uma educação de qualidade para todos, "que defenda a liberdade e a pluralidade na educação, dentro de um marco nacional comum". Também, indicou, "que promova um sistema econômico-social com iguais oportunidades para todos".

"Cidadãs e cidadãos com este perfil poderão estabelecer o novo estado de direito que, desde tempo atrás, todos desejamos e procuramos; um estado de direito que garanta a moral pública e privada, a transparência no manejo da lei, a justiça e a confiança nas diversas instâncias das funções do estado", expressou o Episcopado.

Finalmente, os bispos chamam a orar a Deus e Santa Maria para que "os equatorianos possam conformar uma Assembléia Constituinte capaz de dar ao Equador uma Constituição" que "perdure como garantia de unidade, liberdade, justiça e eqüidade para todos".