O Secretário Geral da Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC), Dom Juan de Dios Hernández Ruiz, considerou que a 31° Assembléia Ordinária do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) que se celebrará em Havana de 10 a 13 de julho, é um "acontecimento que divulgará nossa realidade".

"Para nós, como Igreja cubana, a celebração desta assembléia", que escolherá à nova presidência do CELAM para os próximos quatro anos, "constitui um acontecimento que valorizamos muito já que nele é possível visualizar concretamente a união da Igreja que peregrina em Cuba com a Igreja latino-americana", afirmou o também Bispo Auxiliar de Havana.

"É de conhecimento de todos que somos uma novidade dentro do contexto da América Latina já que nossa Igreja soube evangelizar em uma situação sócio-política diversa ao resto do Continente ao estar em um país socialista", prosseguiu o Prelado cubano.

O Secretário Geral da COCC apontou para o fato que "aqui estamos anunciando Jesus Cristo como discípulos e missionários do evangelho. Sentimos-nos, como nunca, em sintonia com a Igreja Latino-americana e do Caribe".

A Assembléia também discutirá a aplicação das conclusões da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe realizada em maio em Aparecida, Brasil.