Por motivo das celebrações pelo 8º centenário do nascimento da Santa Isabel da Hungria, o Papa Bento XVI expressou seu desejo de que o conhecimento profundo da personalidade e obra desta Santa "ajude a redescobrir as raízes cristãs da Hungria e da própria Europa, levando aos responsáveis a desenvolver o diálogo entre a Igreja e as sociedades civis de modo harmônico e respeitoso, para construir um mundo realmente livre e solidário".

Assim o manifestou o Santo Padre em uma carta ao Arcebispo de Esztergom-Budapest, primaz da Hungria e presidente do Conselho das Conferências Episcopais Européias, Cardeal Peter Erdo, por motivo das celebrações deste centenário.

Na missiva, datada em 27 de maio, o Papa escreve que Santa Isabel "soube unir os dotes de esposa e de mãe exemplar ao exercício das virtudes evangélicas, que aprendeu na escola de São Francisco de Assis".

A Santa, continua, ofereceu "um testemunho concreto, visível e significativo da caridade de Cristo. Muitas pessoas, ao longo dos séculos, seguiram seu exemplo, vendo nela um modelo de irrepreensíveis virtudes cristãs, vividas de modo radical no matrimônio, na família e também durante a viuvez. Também se inspiraram nela personalidades políticas, obtendo impulso para trabalhar pela reconciliação entre os povos".

Bento XVI manifesta o desejo de que "o conhecimento profundo da personalidade e da obra de Isabel da Hungria ajude a voltar a descobrir as raízes cristãs da Hungria e da própria Europa, levando aos responsáveis a desenvolver o diálogo entre a Igreja e as sociedades civis de modo harmônico e respeitoso, para construir um mundo realmente livre e solidário".

Finalmente, o Pontífice solicita ano internacional dedicado à Santa, iniciado em Roma no dia 17 de novembro, "seja para os húngaros, os alemães e para todos os europeus uma ocasião propícia para ressaltar o patrimônio cristão recebido dos pais, de modo que sigam obtendo daquelas raízes a força necessária para obter um fruto abundante no novo milênio que acaba de começar".