Jovens, crianças, jornalistas e autoridades civis e eclesiais receberam calorosamente hoje ao Papa Bento XVI na cidade alpina de Lorenzago di Cadore, no norte da Itália, onde permanecerá até 27 de julho em um período dedicado, conforme indicou ontem o Santo Padre, "à oração e à reflexão".

O Pontífice partiu para as 10:30 (hora local) do aeroporto romano de Ciampino e aterrissou no aeroporto de Treviso-Istrana uma hora mais tarde. Dali viajou de helicóptero até Lorenzago, na cidade de Belluno, aonde chegou às 12:30.

Nesta pequena localidade, que acolheu em 1998 seu predecessor o Papa João Paulo II, o Pontífice foi acolhido pelo bispo de Belluno-Feltre, Dom Giuseppe Andrich, e pelo prefeito local, Mario Tremonti. Deste modo o Papa recebeu a festiva e cordial boa-vinda de centenas de jornalistas e cidadãos, muitos deles crianças das escolas locais.

"Penso hoje no Padre Bossi", o missionário italiano seqüestrado em 10 de junho passado nas Filipinas, disse o Santo Padre falando com os jornalistas presentes.

Perguntado pela imprensa sobre se tinha programado algum trabalho, como uma encíclica em preparação, para este período estival, o Santo Padre respondeu "veremos, eventualmente".

Depois de sua permanência de 18 dias em Lorenzago di Cadore, o Papa se transladará em 27 de julho a Castel Gandolfo, onde permanecerá até o final de setembro.