O Papa Bento XVI iniciará amanhã um período de oração e reflexão na região alpina de Lorenzago di Cadore, no norte da Itália, que se prolongará até sexta-feira, dia 27 de julho.

"Amanhã partirei para Lorenzago di Cadore, onde serei hóspede do bispo de Treviso na casa que acolheu ao venerado João Paulo II", disse hoje o Santo Padre antes de rezar o Ângelus no Palácio Apostólico do Vaticano ante milhares de fiéis que se reuniram na Praça de São Pedro.

"O ar da montanha me fará bem e poderei me dedicar mais livremente à reflexão e à oração", assinalou Bento XVI ao referir-se ao período de férias que empreenderá nesta formosa região montanhosa localizada na província de Belluno, uma das favoritas de seu predecessor o Papa João Paulo II.

O Pontífice desejou a todos, e "especialmente ao que sinta maior necessidade disso", que possam ter um tempo de férias, "para revigorar as energias físicas e espirituais e recuperar um saudável contato com a natureza".

"A montanha, em particular, evoca a ascensão do espírito para o alto, a elevação para a ‘alta medida’ de nossa humanidade, que infelizmente a vida cotidiana tende a baixar".

Por último, o Papa expressou seu desejo de que "a Virgem Maria nos proteja sempre, tanto na missão como no justo descanso, a fim de que possamos cumprir nosso compromisso com alegria e com fruto na vinha do Senhor".

Apresentações públicas

Ao anunciar no mês passado estas férias, a Sala de Imprensa da Santa Sé informou que no domingo, 15 de julho, Bento XVI presidirá o Ângelus em Castello di Mirabello e no domingo posterior, 22 de julho, na Praça de Lorenzago di Cadore.

Neste período de descanso ficam suspensas as audiências gerais das quartas-feiras 11, 18 e 25 de julho.

A sua volta de Lorenzago di Cadore, o Santo Padre se dirigirá ao Palácio Apostólico de verão de Castel Gandolfo, onde se prevê que permanecerá até setembro. As audiências gerais das quartas-feiras se reiniciarão no dia 1º de agosto.