Ao presidir hoje, ao meio-dia, a oração do Ângelus no Palácio Apostólico do Vaticano, o Papa Bento XVI refletiu no evangelho da Missa deste Domingo e recordou que todos os batizados são missionários de Cristo chamados a preparar o caminho com as palavras e com o testemunho de vida.

"Este Evangelho desperta em todos os batizados a consciência de serem missionários de Cristo, chamados a preparar o caminho com as palavras e com o testemunho de vida", disse o Santo Padre ante milhares de peregrinos que reunidos na Praça de São Pedro.

Sobre a passagem de São Lucas que apresenta Jesus enviando 72 discípulos às cidades às quais Jesus Cristo tinha que ir, para preparar o ambiente, o Pontífice assinalou que este evangelista ressalta que "a missão não está reservada aos doze Apóstolos, mas sim estendida também aos outros discípulos".

"Mas Cristo –prosseguiu o Papa– não se limita a enviar: Ele também dá, aos missionários, regras de comportamento claras e precisas. Acima de tudo os envia ‘dois em dois’, para que se ajudem mutuamente e testemunhem o amor fraternal. Adverte-lhes de que serão ‘como ovelhas em meio a lobos’: desta maneira terão que ser pacíficos, em que pese a tudo, e levar a cada situação uma mensagem de paz".

Ao prosseguir sobre as recomendações, o Santo Padre indicou que "não levarão consigo nem roupas nem dinheiro, para viver do que lhes ofereça a Providência; atenderão aos doentes, como sinal da misericórdia de Deus; de onde sejam rechaçados, partirão, limitando-se a alertar sobre a responsabilidade de rechaçar o Reino de Deus".

Finalmente, Bento XVI assinalou que "São Lucas ressalta o entusiasmo dos discípulos pelos bons frutos da missão, e registra esta bela expressão de Jesus: ‘Não se alegrem pelo que os demônios lhes submetam; se alegrem pelo que seus nomes estejam escritos nos céus’".