Ao refletir sobre a missão dos professores, o Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, assegurou que “o magistério não é só um trabalho ou uma profissão. Sem dúvida alguma o é, porém é muito mais”.

Em seu programa televisivo "Chave para  um Mundo Melhor" que apresenta aos  sábados no Canal 9 da televisão argentina, Dom Aguer destacou a tarefa daqueles professores que “heroicamente desempenham sua tarefa como uma vocação”.

Também recordou que os docentes têm “vocação de educar e educar significa tirar do  interior a potencialidade de uma criança ou de um adolescente para alcançar aquilo que queremos que seja: um homem ou uma mulher de bem e, no âmbito da educação católica, um bom cristão”.

Depois de reconhecer que “todos temos memória de algum professor ou de alguma professora que gravou sua lembrança profundamente em nossa personalidade”, o Prelado se referiu ao “Mestre por excelência”, que é Jesus Cristo.

“Nos evangelhos, em 41 oportunidades, Jesus é designado com o nome ‘didástalos’, que significa Mestre”, explicou.

 “Olha se não têm um grande patrono os professores e professoras desta terra?!”, assinalou o Arcebispo e pediu ao “Mestre por excelência que abençoe copiosamente a todos os professores e professoras de nossa a Argentina”.