O reitor do seminário do Alokulu (Uganda), Pe. Cosmas Alule indicou que cada vez surgem mais vocações à vida sacerdotal na região norte de Uganda, zona destruída por 20 anos de guerra.

Em entrevista concedida à organização internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), o presbítero assinalou que atualmente há 126 seminaristas e se prevê que para o próximo semestre se incremente a 151 o número deles. Deste modo assegurou que a quantidade real de candidatos ao sacerdócio é ainda maior mas não é possível acolher a todos porque a capacidade do seminário é limitada.

O seminário está localizado nos limites de um acampamento de refugiados e embora em muitas ocasiões foi pedido para que seja transladado a outro lugar por segurança, o Pe. Alule acredita que a presença do seminário nesta zona é vantajosa tanto para os refugiados como para os futuros sacerdotes.

"O seminário não é um lugar fechado, pois o povo do acampamento vai pegar água ou jogar no campo de futebol e por sua vez o protegem avisando se virem rebeldes ou soldados na zona", explica o presbítero que também afirma que os seminaristas realizam um trabalho pastoral entre os refugiados.

"Não vamos abandonar os que sofrem; queremos mostrar nossa solidariedade com o povo" afirma o reitor, pois em sua opinião os futuros sacerdotes devem compartilhar a vida do povo e "dar testemunho de Cristo na situação atual".

Por outro lado, o Pe. Cosmas Alule diz sentir-se "otimista" pois acredita que o processo de estabilização seguirá avançando e assinala que o terceiro acordo de paz alcançada em 29 de junho deste ano em Juba (sul do Sudão) é "um importante passo para uma paz plena" embora o tratado de paz entre o Governo e os rebeldes do Exército de Libertação do Senhor (LRA) ainda não tenha sido assinado oficialmente.