Um grupo de jovens mascarados do grupo autodenominado "antiglobalização", entraram a força na sede da Confederação Espanhola de Centros de Ensino (CECE) e fizeram picharam frases contra o ensino não governamental e a favor de "uma escola laica e pública".

A presidente da CECE, Isabel Bazo, denunciou o fato e assinalou que aproximadamente 20 indivíduos violentos, disfarçados com máscaras e perucas, colocaram fotos do Papa Bento XVI e de alguns empresários, acusando-os de manipular a formação dos jovens e expressando seu rechaço a qualquer tipo de ensino que não seja promovido pelo Estado.

Bazo condenou este "ultraje tão brutal" contra a liberdade de ensino por parte de "quem não parece dispostos a admitir que haja outro sistema diferente ao que propugnam, com métodos ameaçadores e nada democráticos".

Nesse sentido, recordou que a liberdade de ensino é um direito constitucional. Acrescentou que "o ensino não governamental é um modelo legalmente aceito e necessário para o desenvolvimento do país, além de muito demandado pelas famílias e valorizado pela sociedade em geral".