A associação Profissionais pela Ética criticou a designação de Bernart Soria como novo Ministro da Saúde. O polêmico investigador é considerado o ideólogo da clonagem terapêutica na Espanha.

"Soria é o autor intelectual da Lei de Investigação Biomédica que acaba de entrar em vigor; uma lei cujo único objetivo é autorizar o grande negócio ao que se dedicou Bernart Soria durante os últimos anos: pesquisar com embriões humanos com abundantes recursos públicos e nenhum resultado real", denúncia a associação.

Segundo José Agudo, responsável da Área de Bioética de Profissionais pela Ética, "a nomeação de Bernat Soria como novo ministro da Saúde do Governo da Espanha é a designação mais ideológica e menos científica de toda a etapa Zapatero".

Para Profissionais pela Ética, a lei de Soria "carece de rigor científico já que despreza absolutamente o embrião humano (um punhado de células similar a um tumor, segundo Bernart Soria) e autoriza a clonagem terapêutica transgredindo o art. 160. 3 do Código Penal, que castiga expressamente a criação de seres humanos idênticos por clonagem ou outros Procedimentos".

Agudo explica que a fama de Bernart Soria se deve a suas investigações com células mãe procedentes de embriões que em seguida são destruídos. "Entretanto, Soria e alguns de seus colegas criaram falsas expectativas na opinião pública, especialmente nos quais sofrem de Parkinson, Alzheimer, diabetes e outras enfermidades enquanto ocultam uma verdade científica inegável: que as células mãe procedentes de tecidos adultos e de cordão umbilical obtiveram notáveis êxitos em transplantes de medula, regeneração de fígados danificados, etc.".

"A nomeação de Bernart Soria é uma má notícia para os cientistas que defendem a vida humana por cima de outros interesses", adicionou a associação.