Os bispos iraquianos das diocese de Kirkuk, Erbil, Alqosh, Zakho e Amadiyah, lançaram um chamado onde afirmam que "abrimos nossas mãos para uma séria reconciliação nacional".

"Vivemos o perdão construindo ponte para manter o mosaico religioso, étnico e cultural de nossa terra", afirmam os prelados das diocese localizadas na zona norte do Iraque. Em particular, os bispos se dirigem aos cristãos e pedem que "reassumam seu papel de guias no campo do diálogo, paz e civilização, com paciência, sabedoria e oração".

Deste modo rechaçam qualquer hipótese para abrir um enclave cristão na planície de Nínive e afirmam que "o Iraque é nossa terra e devemos viver nela em paz e amizade".

Além disso, os bispos iraquianos garantem seu apoio e solidariedade ao abrir centros religiosos e Igrejas e convidando os refugiados a buscar por eles. Do mesmo modo solicitam às congregações religiosas e organizações de caridade a estabelecer-se em sua diocese, para crescer no campo da cultura, a educação e "assim melhor as condições de segurança".