Através de um comunicado, a Arquidiocese de Bogotá expressou que a procura da verdade, está à espera de uma sentença judicial definitiva sobre o caso do sacerdote Fernando Piñeros Rocha, condenado em primeira instância pelo Tribunal 47 Penal do Circuito de Bogotá a 46 meses da prisão por abuso sexual contra um menor.

O texto indicou que a Arquidiocese, "sempre procura a busca da verdade e ao conhecer esta decisão judicial de primeira instância, espera uma sentença definitiva em exercício dos princípios do legítimo direito de defesa e de inocência".

O comunicado afirmou que a Arquidiocese "repudia e lamenta profundamente todos os atos que vão contra a vida e a dignidade da pessoa humana", assim como "reafirma uma vez mais que os sacerdotes, como cidadãos que são, estão submetidos às leis colombianas e eclesiásticas e são responsáveis ante elas de seus próprios atos".

Finalmente, informou que após conhecer a sentença em primeira instância, "dar-se-á andamento ante o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano para o de sua competência".

O texto está assinado pelo Arcebispo de Bogotá, Cardeal Pedro Rubiano Sáenz.