O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, anunciou a um meio local que haverá uma resposta oficial aos ataques e insultos do Presidente Hugo Chávez, e que será, afirmou, "sensata, ponderada, muito amadurecida e muito respeitosa".

O Cardeal deu está declarações em meio à 88º Assembléia Plenária da Conferência Episcopal Venezuelana. Nesse sentido, rechaçou as expressões de Chávez, quem chamou os prelados de "pervertidos, mentirosos, enganadores", por pedir um debate público da reforma constitucional.

Do mesmo modo, ao referir-se ao aniversário da declaração de independência, o Cardeal Urosa pediu os venezuelanos para darem "o melhor de si na linha de respeito a outros, do amor, da justiça para que a Venezuela seja cada vez mais um país onde haja inclusão, respeito, justiça social onde haja trabalho e progresso para todos".

O Arcebispo recordou que para os católicos a pátria é extremamente importante, porque na entrega e no carinho por ela se vive intensamente o quarto mandamento. Indicou que este novo aniversário "é um dia para o ardor patriótico que deve arder nos corações de todos os venezuelanos e que deve manifestar-se na solidariedade, no empenho de trabalhar pelo bem comum sem ódios, exclusões, confrontações entre irmãos".