Depois de receber a notícia da chegada à Austrália, em 1º de julho, da Cruz e do ícone Mariano, símbolos da Jornada Mundial da Juventude a realizar-se em julho de 2008 em Sydney, o Papa Bento XVI enviou uma mensagem aos jovens deste país alentando-os a crescer no amor à Igreja e a dar testemunho de sua vida cristã a outros.

A mensagem papal foi enviada pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, ao Arcebispo de Sydney, Cardeal George Pell, e ao Presidente da Conferência Episcopal da Austrália, Dom Philip Wilson.

No texto se lê que o Papa "saúda calidamente tantos jovens australianos que se reuniram para dar a boa-vinda a estas duas sagradas imagens depois de sua peregrinação por muitas nações do Pacífico".

A passagem da Cruz, assinala o Pontífice, "converteu-se em uma tradição para viver com uma profunda fé, como um caminho de conversão seguindo os passos de Jesus". Por isso, o Pontífice diz estar convencido de que "progressivamente conduzidos por Cristo, os jovens australianos crescerão no amor de Sua Igreja, reforçando seu empenho em suas paróquias, aderindo assim à missão eclesiástica de testemunhar a Boa Nova através de suas ações, com a palavra e com o convincente testemunho de vida cristã".