Os seminaristas de Madri continuarão durante as férias sua formação intelectual e espiritual, além de colaborar com a pastoral da Arquidiocese e as atividades de caridade; tudo isto acompanhado de espaços para compartilhar com as famílias e amigos, "entre os quais estão igualmente chamados a serem apóstolos e testemunhas de Cristo, o Bom Pastor", assegurou o Pe. João Carlos Vera, um dos formadores do Seminário Conciliar de Madri.

As atividades que realizarem os seminaristas estarão em função de seus projetos pessoais e necessidades concretas. Entre as quais está o tema trabalhista que realizarão no Arcebispado, as Vicarías episcopais ou o Seminário. além de colaborar nas necessidades pastorais das paróquias como acampamentos infantis e juvenis, campos de trabalho, peregrinações (participarão especialmente na Peregrinação a Roma da Missão Jovem de Madri).

Alguns seminaristas colaborarão com as atividades caritativas e assistenciais com menores tutelados, idosos, doentes e deficientes físicos ou psíquicos. Além de atender os peregrinos de língua espanhola em Lourdes.

Outros participarão de Exercícios Espirituais, experiências monásticas ou algum curso de espiritualidade

Os projetos ou disciplinas pendentes de seus estudos civis; cursos de verão, como o de "Estudo e Vida", que oferece uma leitura meditada e dialogada dos Padres da Igreja e outros organizados pela Conferência Episcopal; e cursos de idiomas no exterior, também estão incluídas entre as atividades.