O Papa João Paulo II recebeu separadamente nesta segunda-feira duas delegações da Europa do Leste, Macedônia e  Bulgária, que visitam  Roma por ocasião da festa dos Santos Cirilo e Metódio, “pais fundadores” das nações eslavas.

Durante o encontro com a delegação da Macedônia, encabeçada pelo presidente da República, Branko Crvenkovski, o Pontífice elogiou  “a tradicional e afetuosa homenagem que prestais aos Santos Cirilo e Metódio, apóstolos dos povos eslavos, cuja memória se conserva na venerável basílica de São Clemente”.

“Vosso país reafirmou com sabedoria seu compromisso de seguir o caminho da paz e da reconciliação, disse o Santo Padre, ao destacar que “vosso olhar se volta, para a Europa”.

“Espero realmente que vossos desejos recebam a atenção devida e que os cidadãos de vossa república possam ser um dia membros com todos os direitos de uma Europa unida”.

Ao dirigir-se mais tarde à delegação búlgara,  a cuja frente se encontrava o Presidente do parlamentoo, Oghnjan Gerdjikov, João Paulo II  indicou que “desde há alguns anos, vosso país voltou a descobrir seu lugar no cenário internacional e prossegue seu caminho de liberdade e democracia buscando assim consolidar a harmonia dentro da nação. Está envolvida em um esforço paciente para unir-se de forma estável às  instituições da União Européia. A este respeito, espero que a Bulgária realice sua  legítima aspiração de dar sua contribuição para a edificação da Europa”.