O Peru será consagrado à Virgem María durante o 9° Congresso Eucarístico Nacional que se realizará na nortenha cidade de Chimbote de 25 a 30 de agosto, evento que contará com a presença do Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.

O lema do Congresso é "Jesus se entregou por nós para que n'Ele tenhamos vida" e, segundo a Agência Fides, também se realizará a cerimônia de consagração e dedicação da Catedral de Chimbote Nossa Senhora do Carmo e São Pedro.

Entre as exposições previstas figuram "A Iniciação Cristã: Batismo e Eucaristia", a cargo do Presidente da Conferência Episcopal Espanhola e Bispo de Bilbao, Dom Ricardo Blázquez Pérez; "Família e Eucaristia", a cargo do Secretariado Geral do Sínodo de Bispos, Dom Nikola Eterovic; "Convocados à mesa da Palavra e da Eucaristia", a cargo do Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, entre outros.

Do mesmo modo, o Secretário Geral do CELAM, Dom Andrés Stanovnik, irá expor sobre "A Missão da Família e do mundo do trabalho"; enquanto que o Arcebispo de Piura-Tumbes, Dom José Antonio Eguren Anselmi, dará a reflexão pastoral "Família e Eucaristia".

Para mais informação, pode-se acessar: http://www.iglesiacatolica.org.pe/cep/cen/index.htm