A Conferência Episcopal Colombiana (CEC), expressou sua mais profunda dor e pesar aos familiares dos onze deputados de Valle de Cauca mortos, e pediu às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), a pronta entrega dos cadáveres e a libertação de todos os seqüestrados.

Através de um comunicado, os bispos, reunidos em sua 83º Assembléia Plenária, reiteraram o chamado do Papa Bento XVI "para que ‘cessem imediatamente os seqüestros e sejam devolvidos ao afeto de seus entes queridos todos que ainda permanecem vítimas deste delito atroz’".

O texto, assinado pelo Presidente da CEC, Dom Luis Augusto Castro; reafirmou que "a Igreja seguirá trabalhando sem descanso pela libertação de todos os que ainda permanecem em poder dos grupos à margem da lei e convida a todos os colombianos a rechaçar rotundamente o delito do seqüestro".

"Pedimos ao Senhor, Príncipe da Paz, que nos ajude a construir o país que sonhamos sobre bases de amor e de fraternidade, de perdão e reconciliação, de verdade e de justiça feita", expressou o comunicado.