O Papa João Paulo II afirmou que “reconhecer o papel que corresponde à mulher na sociedade contribui na proteção dos valores da família, da vida e da paz".

Em uma carta dirigida às Religiosas do Divino Amor,  pelo terceiro centenário desta família religiosa, o Papa recordou que este instituto se dedica desde sua fundação “à promoção social da mulher” e “está chamado hoje a ajudar às mulheres em dificuldade a descobrir sua dignidade segundo o projeto de Deus e sua vocação ao amor”.

"Vosso carisma vos chama a ser testemunhas da misericórdia de Deus em cada situação. Em particular, vos exorto a cultivar em vossas casas o espírito de acolhida,  abrindo-vos às necessidades de outros para difundir o bom perfume da caridade”, indicou.

Do mesmo modo, assinalou que “da fonte divina obtereis o calor da caridade que estão chamadas a transmitir através das diversas atividades de animação litúrgica, de catequese, de formação nos oratórios juvenis, nas escolas profissionais e nos laboratórios, de assistência nas casas-familia para mulheres mãe solteiras e nos centros de acolhida e escuta para pessoas débeis e marginalizadas".