O Papa Bento XVI visitará Áustria de 7 a 9 de setembro por ocasião do 850º aniversário da fundação do célebre Santuário Mariano de Mariazell (sudoeste de Viena), anunciou hoje a Sala de Imprensa da Santa Sé.

O anúncio por parte da Santa Sé confirma o adiantamento há alguns meses pelas autoridades eclesiásticas austríacas. Em março passado a Conferência Episcopal da Áustria (CEA) publicou alguns aspectos de um programa, que segundo alguns meios jornalísticos, foi aprovado pelo Papa.

A Sala Stampa informou também que para a sétima viagem de seu pontificado, o Santo Padre sairá do aeroporto romano de Ciampino na sexta-feira, 7 de setembro, rumo a Viena. No dia seguinte, sábado, dia 8, Natalidade da Virgem Maria, Bento XVI se dirigirá ao Santuário de Mariazell, para em seguida voltar para a capital austríaca, de onde retornará a Roma no domingo, dia 9. O Escritório indicou que mais adiante será divulgado o programa detalhado da viagem.

Na Basílica de Mariazell se encontra a imagem da Mãe de Deus que mostra seu Filho Jesus Cristo. Ao apresentar a peregrinação papal, a CEA assinalou que o lema será " Olhar a Cristo", inspirado no título do livro que escreveu, há alguns anos, o Cardeal Joseph Ratzinger.

O episcopado austríaco assinalou também que este lema, enriquecido com o livro do Papa, Jesus de Nazaré, expressa as temáticas atuais mais relevantes e assinala características destacadas do pontificado de Bento XVI e de seus predecessores em temas como o das raízes cristãs da Europa.