A Conferência Episcopal Colombiana (CEC), refletirá em sua próxima 83º Assembléia sobre "A vida consagrada como dom de Deus para a Igreja particular", com o fim de aprofundar neste carisma e procurar os caminhos para que os consagrados assumam sua vocação " como discípulos e missionários do Senhor em cada uma das Igrejas particulares".

"Para o Episcopado colombiano é relevante fortalecer uma espiritualidade de comunhão que estimule as relações entre pastores e vida consagrada para a construção da Igreja particular", afirmaram os responsáveis pelo evento que se realizará em Bogotá de 2 a 6 de julho.

Nesse sentido, recordaram "a importância de identificar o ser e a missão da vida religiosa na Igreja particular" para que seja "testemunho vivo de paixão por Jesus Cristo e pela humanidade".

"Espera-se que esta Assembléia Episcopal anime e impulsione os planos comuns de colaboração de pastores e vida consagrada para responder com a valentia o Evangelho às provocações que apresenta a realidade de relativismo, indiferença, violência e crise tão social como política que vive a Colômbia", expressaram.