A associação internacional de fiéis, Franciscanos de Maria, recebeu recentemente a aprovação pontifícia jogo de dados os frutos que "produziu na vida de numerosos fiéis cristãos, convertendo-se em um autêntico caminho e escola de santidade e apostolado".

Assim o afirmou o decreto que reconhece a dita associação e que foi lido em uma cerimônia realizada no Vaticano presidida pelo Presidente do Conselho Pontifício para os Laicos, Dom Stanislaw Rylko, quem afirmou que desta maneira se cumpre com a tarefa de promover na Igreja "a participação ativa e responsável pelos fiéis laicos em associações, missão que lhe foi confiada pelo Romano Pontífice".

Os Franciscanos de Maria nasceram há 19 anos em Madri (Espanha), a iniciativa de um grupo de jovens desejosos de viver uma experiência de espiritualidade marcada pela figura de São Francisco de Assis e da Virgem Maria . Baseado pelo sacerdote Santiago Martín, o movimento conta com mais de dez mil membros laicos, além de numerosos sacerdotes e seminaristas.

Segundo o jornal espanhol La Razón, "aqueles primeiros jovens sentiram, além disso, a necessidade de fazer-se voluntários para estar a serviço dos pobres. Assim, em pouco tempo foram formando novos grupos de laicos que adquiriram o nome de 'escolas de agradecimento'", com o fim de estar em "permanente atitude de agradecimento a Deus".

Nesse sentido, indicou que os Franciscanos de Maria pretendem viver e difundir esta "'espiritualidade do agradecimento' não só aos necessitados, mas também inclusive a aqueles catequistas e evangelizadores que 'estão desorientados, sem motivações espirituais e são vítimas do secularismo'".

O homem, indicam desde a associação, "já não tende a fazer as obras boas que deseja levar a cabo por motivos religiosos ou transcendentes, mas sim só por sentimentos humanos ou humanitários. A missão desta associação será ajudar o fiel a descobrir que no próximo necessitado -incluído o que necessita uma fé que não tem ou em que não está bem formado- há uma presença de Cristo".

Os Franciscanos de Maria estão presentes em 19 países, entre eles a Espanha, EUA, Canadá, Colômbia, Venezuela, Peru, Brasil, Bolívia, Argentina, Chile, Polônia, Holanda e Itália, e inclusive a Ásia, onde existe uma representação na ilha do Sri Lanka.

Para mais informação pode acessar seu site: http://www.frmaria.org/.