O Bispo de Posadas, Dom Juan Rubén Martínez, assegurou que "onde se constrói sobre areia e não sobre a verdade" se assume como normal a "construção suja" na política e isto "vai distanciando gravemente o poder do serviço, e provoca indiferença e falta de credibilidade".

O Prelado indicou que enquanto se aproximam das eleições de outubro, "não será tarefa da Igreja, como Instituição, a política partidária, nem o armado de frentes" mas sim "estaremos abertos ao diálogo com todos os setores, contribuindo com elementos que da doutrina social da Igreja" pois "acreditam que são chaves na construção social, política e cultural".

Logo disse que o Papa Bento XVI em Aparecida afirmou que "a Igreja é advogada da justiça e dos pobres, precisamente ao não identificar-se com os políticos nem com os interesses de partido" e alentava a "formar consciências, ser advogada da justiça e da verdade, educar nas virtudes individuais e políticas, é a vocação fundamental da Igreja neste setor".

Em outro momento Dom Martínez indicou que o Santo Padre fez um chamado aos "laicos católicos" a serem conscientes de sua responsabilidade na vida política, quer dizer a "estar presentes na formação dos consensos necessários e na oposição contra as injustiças" e lamentou que "muitos dirigentes cristãos rapidamente se mimetizam e 'maquiavelizam' suas opções e acionar".

"Hoje faz falta que em âmbitos essenciais da vida pública para que o povo possa recuperar a credibilidade. Os sacerdotes e os pastores devem acompanhar com a catequese social a todos. Os laicos a exemplo de São João Batista e não de Maquiavel devem assumir uma missão profética cujo eixo passe realmente pelo bem comum" afirmou o Prelado.

"Em nossa Pátria fazem falta muitas coisas, mas sobre tudo gente em que se possa acreditar, veraz, para construir uma sociedade com esperança", finalizou.