O Arcebispo de Valência, Dom Reinaldo del Prette, assinalou que as atitudes do Governo de Hugo Chávez de impor um sistema pela força, criaram divisão e tensão entre os venezuelanos, inclusive dentro das famílias.

"Não entendo como pode impor um sistema pela força sem expor as verdades com racionalidade e argumentação, tratando de conseguir o bem pelo pensamento do outro. Isso criou a tensão e a divisão que vimos no país até no seio das famílias", expressou o Prelado durante uma reunião com representantes estudantis, a quem recordou que a reconciliação nacional "passa por um diálogo aberto e sincero em torno do projeto de país, sobre tudo com vocês que são a juventude".

Nesse sentido, Dom Prette afirmou que na democracia "terá que convencer, não impor", porque "as idéias e a verdade convencem", e indicou que "há que ter a suficiente humildade e sinceridade" para reconhecer quando o outro tem a verdade.

O Prelado, quem receberá esta sexta-feira o pálio de mãos do Papa Bento XVI, chamou o Presidente Hugo Chávez a "baixar o tom da confrontação para procurar a reconciliação".

Por outro lado, informou-se que o Conselho Universitário da Universidade de Carabobo aprovou por unanimidade outorgar a Dom Reinaldo del Prette o Doutorado Honoris Causa, distinção acadêmica que também foi conferida a seus dois antecessores na Arquidiocese de Valência, o falecido Dom Luis Eduardo Henríquez e o atual Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino.