O Bispo de San Cristóbal, Dom Mario Moronta, recordou aos paroquianos que seguir Jesus é aceitar a meta de viver no mundo sem ser deste, mantendo uma coerência de vida que ajude a continuar a obra do Senhor, que é "pregar sua Palavra e construir o reino de justiça e de paz".

Durante a Missa dominical, o Prelado recordou que estamos chamados a ser "sal da terra e luz do mundo" e portanto a não sermos indiferentes ou conformistas, mas sim a "encher à sociedade com o sabor das coisas de Cristo". "Não esqueçamos que Cristo tem feito dos cristãos filhos da luz, para que com seu brilho possam ser capazes de acabar com as trevas e as sombras que obscurecem a existência de muitos seres humanos", assinalou.

Isto, explicou o Prelado, "leva-nos a outra conseqüência: quem segue Jesus, conhece-o e entra em estreita vinculação com Ele, não fica quieto. converte-se em testemunha e, com suas palavras, com suas ações, mas sobre tudo com sua própria existência, é capaz de anunciá-lO" e acrescentou que este imperativo é mais forte hoje, dadas as incertezas do momento atual e "as claras tendências ao secularismo e ao relativismo moral".

O Bispo venezuelano disse que seguir Jesus não significa ser um mero simpatizante, mas sim adequar a própria existência aos critérios que o Senhor ensina no Evangelho. "além de conhecê-lO intelectualmente, deve haver uma profunda conexão com o Senhor. É um conhecimento vivencial", indicou.

"Por seu testemunho de vida, o fiel não só anuncia o Senhor, mas também sua própria vida será um contínuo convite para que também o sigam e o façam d'Ele", afirmou.