O sacerdote colombiano José Eugenio Hoyos da Paróquia São Felipe no Falls Church, Virginia, (Estados Unidos) foi nomeado ao prêmio Príncipe de Astúrias na categoria de Cooperação Internacional.

"É uma honra, para mim, aspirar ao segundo prêmio mais importante depois do Nobel da Paz. Há muitas expectativas e bons candidatos", disse o também diretor do Escritório de Apostolado Hispano da diocese de Arlington a Alfonso Aguilar do Arlington Catholic Herald.

A nominação do Pe. Hoyos, quem é além diretor da Renovação Carismática Católica da Virginia, foi apresentada pelo congressista republicano deste estado, Tom Davis, e conta com o respaldo dos presidentes da Nicarágua e de El Salvador; o Arcebispo de Sevilha, Cardeal Carlos Amigo Vallejo; assim como várias instituições sociais, universidades e alguns embaixadores.

Sua obra

Alfonso Aguilar conta que o presbítero, desde sua chegada aos Estados Unidos em 1988, dedicou-se ao trabalho pastoral, social e cultural, "promovendo a formação de grupos religiosos, festivais e comitês de direitos civis" assim como "grupos para ajudar a jovens com problemas de gangues".

Além disso criou as fundações Marcelino Pão e Vinho, que ajuda às pessoas que necessitam transplantes ou aparelhos ortopédicos, e Multiplicadores de Paz, que busca a libertação dos seqüestrados na Colômbia. Atualmente seu trabalho se orienta a uma "reforma migratória justa e humana", conforme explica Aguilar.

O "arquiteto de almas" -como gosta que o chamem- diz que "reza…mas para que se aprove a reforma à lei migratória. Penso nesse milagre e não tanto no do prêmio".

O Pe. Hoyos recebeu distintos prêmios e reconhecimento em El Salvador, Colômbia e foi reconhecido também pelo Congresso de Estado Unidos.

O prêmio Príncipe de Astúrias é entregue, pela fundação do mesmo nome com sede na Espanha, à pessoa ou instituição "cujo trabalho tenha contribuído de forma exemplar e relevante ao mútuo conhecimento, ao progresso ou à fraternidade entre os povos".