O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil publicou uma nota intitulada "Democracia e Ética" em que denunciam que a crise moral é a raiz dos constantes casos de corrupção no país.

Os bispos dizem estar "perplexos" ante este momento que atravessa o país. "Cresce a indignação ética ante a violação de valores fundamentais para a sociedade. A ambição desmedida de riqueza e de poder leva a corrupção", sustentam os bispos e explicam que a impunidade ambiciosa "desacredita a ação política e as instituições, debilitando a democracia. A crise, conseqüência da falta de consciência moral, é estimulada pelo ganho e marcado pelos corporativismos históricos, que utilizam as estruturas de poder para benefício próprio e de grupos".

A nota evidencia que os pobres são os mais prejudicados e pede aos poderes assumir sua responsabilidade ante a corrupção e a impunidade.

Os bispos também pedem uma "profunda reforma do atual sistema político" que não se limite a "a revisão do sistema eleitoral. É necessário melhorar os mecanismos de democracia representativa e favorecer a democracia participativa" através de "referendos, plebiscitos e conselhos. A experiência de participação popular na política é uma conquista e um patrimônio precioso da sociedade".

Do mesmo modo, os prelados alentam aos cristãos a comprometer-se no mundo da política "em nome de sua fé" porque "vale a pena dedicar-se a nobre causa do bem comum. O exercício responsável pela cidadania é um imperativo ético para todos".