A Câmara de Deputados no Chile rendeu uma comemoração esta quarta-feira a quem fora Arcebispo de Santiago, Cardeal Raúl Silva Henríquez, ao celebrar-se este ano o centenário de seu nascimento, que se cumprirá no próximo 27 de setembro.

O deputado Eugenio Bauer, em nome da UDI, recordou que o Cardeal amou por sobre todas as coisas os chilenos, e destacou que foi um homem relevante para a história do país, defendendo fortemente suas convicções. Por sua parte, a deputada Carolina Tohá, representando o PPD e o PRSD, indicou que o Cardeal era um sacerdote firme, que se comoveu pela alma do Chile, das crianças e dos jovens.

Por outro lado, o Secretário Geral da Conferência Episcopal Chilena, Dom Cristián Contreras Villarroel, expressou que fica muito grato que no Parlamento, onde estão representadas as principais opções políticas do país, renda-se uma comemoração a um sacerdote, bispo e cardeal como dom Raúl Silva Henríquez.

O Prelado indicou que ao fazer um julgamento ponderado da história, pode-se apreciar aqueles valores pelos quais dom Raúl trabalhou: a dignidade da pessoa, a educação dos jovens, o amor aos pobres, a justiça social e a paz. "Também valoro que muito das comemorações reconheceram que o Cardeal Silva é uma figura modelado pela Igreja, da qual ele foi um filho de exceção na segunda metade do século passado", acrescentou.

Finalmente, o Bispo sustentou que a comemoração do Centenário do Cardeal deve conduzir nosso olhar ao que foi a motivação central de sua vida, expresso em seu lema episcopal Caritas Christi Urget nos (A Caridade de Cristo nos Urge).

Até a sede do Congresso Nacional chegou também o Bispo Emérito de Ponta Arenas e Vice-presidente da Fundação Cardeal Silva Henríquez, Dom Tomás González, entre outros.