A reconstrução do sistema escolar no Camboja, destruído pela ditadura a finais dos anos 70 e os 20 anos de guerra civil posterior, é uma das mais importantes tarefas da Igreja no país, explica o Pe. Olivier Schmitthausler, Direto da Comissão para a educação do Vicariato Apostólico de Phnom Penh.

Conforme informa a agência UCAN, o sacerdote indica que "a educação das crianças e jovens é uma prioridade para a Igreja no Camboja, que busca melhorar suas estratégias educativas a todo nível".

Do início da década de 90, a Igreja colaborou com as autoridades e a sociedade civil, gerando escolas de distintos níveis, que não oferecem somente uma instrução básica mas também educam solidamente nos valores, comenta o presbítero cambojano.

Entre os objetivos prioritários se encontra a instrução básica para os menos favorecidos. Por esta razão, em distintas cidades do país abriram as chamadas "Casas do estudante", destinadas sobre tudo aos jovens das zonas rurais para que nelas prossigam seus estudos. Atualmente são 16 casas e se busca abrir escolas de educação fundamental de primeiro ciclo nas áreas rurais aonde o analfabetismo é muito comum.