O colégio mais influente dos religiosos maristas na Espanha, Nossa Senhora do Pilar de Madri, decidiu aceitar as objeções de consciência frente à Educação para a Cidadania (EpC), opondo-se assim à casa editorial da congregação que publica o livro texto da controvertida disciplina.

Ao tempo de felicitar a retificação, a plataforma cidadã HazteOir.org (HO), uma das organizações impulsionadoras deste recurso, apontou esta situação paradoxal.

Logo que a organização publicasse um ranking da atitude dos colégios espanhóis frente à apresentação da objeção de consciência, o Diretor do centro educativo marista, Padre Ignacio Zabala, enviou uma carta à plataforma em que afirmava que "o Colégio decidiu aceitar as petições que chegarem e está previsto abrir um prazo para isso nos momentos em que os alunos tenham que matricular-se nos cursos em que se ministrará a EpC".

"Vos rogo retirem o colégio de Nossa Senhora do Pilar de Madri da lista dos colégios que pretendem impedir o exercício do direito à objeção de consciência", acrescenta o religioso em sua missiva.

junto a notícia da retificação, HO assinalou que "o colégio mais famoso dos maristas na Espanha, desta forma, admitirá a objeção de consciência contra uma disciplina que se ministrará com o livro de José Antonio Marina, editado pela Editoria SM, também pertencente aos maristas".

Igualmente, acrescenta a organização, "dá-se a circunstância de que o Ministro de Interior e ex-ministro da Educação, Alfredo Pérez Rubalcaba, o ex-secretário de estado Álvaro Marchesi e outros muitos dirigentes socialistas estudaram no colégio marista do Pilar".

Não é o único…

A plataforma informa também que este não é o único caso de retificação. "Com efeito, vários centros, ao ver-se no ranking de cor vermelha, estão variando sua postura inicial, e já admitem os textos de objeção de consciência dos pais".

"Estes colégios se dirigiram ao HO para esclarecer que, ainda quando acreditavam inapropriado recorrer à objeção em centros com ideal próprio, respeitam escrupulosamente a decisão que nesta matéria adotem os pais e não põem nenhuma classe de travas a sua objeção de consciência", declarou o coordenador do ranking, José Carlos Muñoz.

Outro colégio que passou no ranking de cor vermelha para amarela, foi o centro Los Olmos, informa HO.