O Arcebispo do São Domingos, Cardeal Nicolas de Jesus López Rodríguez lamentou que cada vez mais jovens se envolvam em violentas turmas e assinalou que esta crise pode obedecer principalmente a problemas familiares.

O Arcebispo afirmou que a desorientação dos jovens é um dos mais graves problemas sociais e advertiu que as turmas ou gangues são algumas de suas expressões atuais.

O Cardeal pediu aos pais que revejam no que puderam ter  falhado em vez de estar lamentando-se e nunca perder a esperança de que os jovens possam se recuperar.

"A sociedade, em geral, deve tomar consciência destes fenômenos e ver quais são as possíveis soluciones, porque de crescer, a própria sociedade será a mais prejudicada", advertiu o Cardeal López Rodríguez no programa Fé e Acontecer, que apresenta todos os domingos pela Televida.

O Arcebispo sugeriu aos pais fazer um sério exame de vida, sem tomar atitudes de revanche e violência contra os filhos. "Nunca devem esquecer que apesar de seus enganos o filho não renuncia  ser filho, embora o mesmo proclame isso e o queira demonstrar", indicou.

Além disso, considerou que a parábola do filho pródigo "repete-se em muitos lares, já que há muitos filhos extraviados e outros que saem de  casa, ou que embora fiquem em casa virtualmente estão fora".