"Temos que destacar que a Universidade Católica São Paulo (UCSP) com o Centro de Estudos para a Pessoa e a Cultura quer destacar que a pessoa é o fim último da formação universitária e não só um meio para alimentar um sistema produtivo", assinalou o Arcebispo de Arequipa (Peru), Dom Javier Del Río Alba.

Ao ser consultado sobre o trabalho desenvolvido por esta casa de estudos que este ano celebra seu décimo aniversário de criação e que está localizada na sulina cidade de Arequipa, o Prelado afirmou que "a Universidade Católica São Paulo (UCSP) veio preencher um vazio que existia em nossa Arquidiocese".

Depois de ressaltar a profunda identidade católica da UCSP e sua fidelidade ao estabelecido na Constituição Apostólica Ex-Corde Ecclesiae de 1990, escrita pelo inesquecível Servo de Deus João Paulo II sobre as universidades católicas, o Prelado recordou que a missão destas consiste em "procurar a formação de profissionais que saibam compatibilizar a capacidade técnica com os princípios da fé e da moral cristã".

João Paulo II "falou sobre a importância de recuperar a pessoa humana como centro da vida social e universitária. Um dos aspectos que marca a crise educativa no mundo é que se dá importância quase exclusiva à transmissão de conhecimentos e não à formação integral do profissional", explicou Dom Río.

"Como parte da formação que a Igreja quer dar nas universidades está também o inculcar nos futuros profissionais a responsabilidade social e o princípio de bem comum, pilares da Doutrina Social da Igreja e também de uma sociedade bem constituída", destacou o Prelado.

Na educação superior é de vital importância "a relação entre razão e fé, que, como disse João Paulo II na Fides et Ratio, não são incompatíveis mas sim complementares", concluiu Dom Río.

Para conhecer mais sobre esta universidade, acesse em: http://www.ucsp.edu.pe/