O Arcebispo de Medellín, Dom Alberto Giraldo Jaramillo, assinalou que "quando cantamos 'reine Jesus por sempre, reine seu coração, em nossa Pátria, em nossa terra" expressamos o desejo de que "a ação salvadora de Cristo se faça sentir de maneira muito viva em nossa Pátria".

O Prelado indicou que "a consagração (ao Sagrado Coração) é uma atitude, fruto de nossa fé no Senhor Jesus, mediante a qual dedicamos toda nossa vida a 'gozar' do amor de Deus e a comunicá-lo".

Em seguida afirmou que quando se vêem as situações negativas pela que passa a Colômbia, as faltas de amor, ódios e agressões, "sentimos a urgência de invocar ao Senhor para que Ele nos ensine caminhos de misericórdia e perdão".

"O Papa João Paulo II nos convidou para construir, com Cristo Jesus, a 'civilização do amor'" afirmou Dom Giraldo e acrescentou que "se trata de um estilo de sociedade que tenha como base os princípios do Evangelho". Em seguida assinalou que "é necessário que esta festa do Sagrado Coração nos mostre caminhos de reconciliação, de renovação, de paz".

"Pedir ao Sagrado Coração que nos ajude a iniciar a renovação por nossas próprias famílias, nossos lugares de encontro com outros. Reavivemos nossa fé e esperança no Coração de Jesus. 'Sagrado Coração de Jesus, em Vós confio'", finalizou.