Christine Boutin, Ministra para o Alojamento e as Cidades da França, nomeou o sacerdote salesiano Jean-Marie Petitclerc como assessor.

Boutin, quem se encarrega deste Ministério que poderia chamar-se também de Moradia e que faz parte do novo governo do Presidente Nicolas Sarkozy,elegeu o Pe. Petitclerc que é além escritor, educador, mediador social e diretor da Associação Valdocco que leva ajuda a jovens necessitados das periferias de Paris, Argenteuil e Lyon. O sacerdote também é membro do Conselho Nacional das Cidades e da Agência Nacional para a Renovação Urbana (ANRU).

O presbítero explica que os projetos da Associação Valdocco dão grande valor à capacidade intelectual, emocional e física de cada um dos jovens, animando e fazendo que recuperem a confiança em si mesmos. A associação se chama Valdocco em lembrança da primeira casa para jovens aberta pelo Fundador dos salesianos em Turim.

No ano passado, por motivo do surgimento de violência que se produziram nas periferias das cidades francesas, o Pe. Petitclerc escreveu uma carta ao então Ministro do Interior manifestando os motivos mais profundos do problema e oferecendo soluções apoiadas sobre tudo na educação e na formação dos jovens.