Grande surpresa causou em diversos setores eclesiásticos a negativa de alguns colégios dirigidos por congregações religiosas a permitir que os pais dos alunos de seus centros educativos exerçam seu direito constitucional à objeção de consciência frente à disciplina Educação para a Cidadania (EpC).

A plataforma cidadania HazteOir.org (HO) criou um ranking de colégios que valoriza a atitude de suas direções ante as objeções de consciência frente à EpC que estão apresentando os pais de família em toda a Espanha.

HO alojou no Google Maps um mapa que mostra graficamente o ranking que classifica aos colégios em verde, amarelo e vermelho em função do grau de aceitação das objeções apresentadas pelos pais: em verde, os que a facilitam ou promovem; em amarelo, os que não põem travas aos impedimentos; e em vermelho, os que pretendem impedir o exercício desse direito constitucionalmente consagrado.

Segundo a plataforma, os dados com os quais se confeccionou o ranking provêm de algumas das associações que estão promovendo a objeção de consciência frente à EpC.

HO destaca que "curiosamente, centros católicos de referência (como o colégio de Nossa Senhora do Pilar, titularidade dos Maristas) ou de inspiração cristã (como o Colégio dos Olmos, titularidade de Fomento) foram classificados com cor vermelha".

Os colégios marcados com vermelho são, até a data: Sagrado Coração, Reparadoras, (na Majadahonda); Cardeal Spínola; Frei Luis de León; Nossa Senhora do Pilar, maristas; Los Olmos; CEIP Mestre Román Baillo (em Valdemoro); La Inmaculada Marillac, das Filhas da Caridade; todos na Comunidade de Madri.

Deste modo em Toledo figuram o Colégio das Missionárias da Providência; o IS Carlos III; o CEIP Ramón y Cajal; e o Colégio Medalha Milagrosa, das Filhas da Caridade. Em Huelva aparece em vermelho o Colégio São Vicente de Paula, das Filhas da Caridade.