O Arcebispo de São Salvador, Dom. Fernando Sáenz Lacalle, denunciou tanto a associações como o Ministério de Saúde de distribuir entre os estudantes adolescentes preservativos e anticoncepcionais como parte de uma campanha de orientação sexual.

O Prelado denunciou as associações Fundasida e Entre Amigos de ter anexado a suas campanhas de orientação sexual entre estudantes adolescentes a entrega de preservativos, anticoncepcionais e folhetos “com muita explicitude sobre a temática”.

Dias atrás, o Arcebispo também acusou o Ministério da Saúde de promover ações similares. Naquela ocasião, Dom Sáenz Lacalle disse que em muitos casos, as instruções sexuais contaram com a aprovação dos diretores e professores dos centros educativos.

“Há algumas associações como Fundasida e Entre Amigos, que em 2003 repartiram folhetos no cantão Buenos Aires, de Tamanique (La Libertad). Neste ano quiseram repetir a campanha, mas os pais de família disseram que não”, explicou o Arcebispo.

Depois de mostrar as ilustrações que tinham sido distribuídas em La Libertad, o Prelado declarou que casos parecidos foram denunciados em escolas de San José Las Flores, Chalatenango, e em Cojutepeque.

“É uma coisa muito grosseira. Os papéis foram acompanhados com a distribuição de anticoncepcionais ou de preservativos”, assegurou Dom. Sáenz Lacalle.

“O caso comprovado é o de San José Las Flores, onde pessoal do Ministério da Saúde foi até a escola, suponho que com o consentimento do diretor e os professores, não só para entregar preservativos, mas também, pílulas anticoncepcionais que potencialmente são abortivas”, denunciou.

Depois de fazer um chamado a respeitar as crianças e adolescentes, o Arcebispo indicou que a alternativa é uma boa educação sexual, em que desde primeiro grau até bacharelado, haja esta matéria que informe adequadamente. O Prelado luta por uma educação que ofereça a valorização moral sobre o negativo de alguns procedimentos para evitar a gravidez.