O Pe. Hani Abdel Ahad, sacerdote caldeu iraquiano que foi seqüestrado há doze dias, foi libertado ontem pela tarde em Bagdá.

Conforme informa o site da agência Baghdadhope, o presbítero foi recebido pelo Bispo Auxiliar de Bagdá, Dom Shlemon Warduni. Segundo algumas fontes locais, pagaram um resgate bastante alto, mais que o de outras ocasiões pela liberdade do Pe. Hani Abdel.

De acordo com Baghdadhope, este seqüestro –o oitavo deste tipo– de um sacerdote caldeu na capital "é parte de um fenômeno da perseguição dos cristãos iraquianos e é um método efetivo para expandir o terror na temerosa população cristã da capital".

"Seqüestrar um sacerdote é efetivo, porque assegura dinheiro e envia uma mensagem clara: se os representantes da Igreja, que entretanto por agora, dado os precedentes, são forçados a tomar medidas pessoais de segurança, são vítimas de seqüestro e violência, que segurança haverá então para o cristão ordinário?", prossegue Baghdadhope.

"Em realidade, o pessimismo tem feito presa de muitas almas de cristãos iraquianos, quem, apesar dos chamados, encontros, pressões internacionais, não vêem um futuro certo no Iraque", conclui.