O Bispo de La Rioja, Dom Roberto Rodríguez, pediu aos políticos argentinos a "não viver no passado ou iniciar de forma pouco sistemática projetos que só abordam problemas específicos atuais", porque "a pergunta fundamental deveria ser aonde se dirige a sociedade".

Durante sua visita à sede internacional da organização internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), o Prelado se referiu às eleições presidenciais de outubro próximo, e indicou que estas devem fazer com que os políticos reflitam sobre o sentido de suas decisões e como elas repercutem na vida dos argentinos.

Por outro lado, conforme informou AIN, Dom Rodríguez afirmou que as relações entre a Igreja e o Governo são um pouco tensas, pois este último mantém contatos com alguns bispos de forma individual, mas não realiza um diálogo institucional com a Conferência Episcopal.

Deste modo indicou que existe um sério conflito no que se refere ao aborto e os programas de planejamento familiar impulsionados pelo Governo de Kirchner. "Nós, os bispos, não estamos fazendo política, mas a sociedade deve ter um fundamento ético", afirmou.