A visita do Papa Bento XVI a Áustria, de 7 a 9 de setembro de 2007, será a única que efetuará este ano um país europeu, conforme informou um porta-voz da Arquidiocese de Viena.

Por sua parte, o porta-voz do mencionado santuário Mariano, Pe. Karl Schauer, comentou que "o Pontífice se sente particularmente atraído pelo santuário Mariano de Mariazell, que celebra em 2007 seu 850º aniversário e será uma das três etapas dessa viagem papal, na festa de Natal da Virgem, em 8 de setembro".

Bento XVI também visitará o mosteiro cisterciense de Heiligenkreuz, ao sul de Viena, e a Faculdade de Teologia que recentemente foi elevada à ao título de pontifícia.

Por sua parte, o Diretor da Sala Stampa do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, indicou à agência austríaca Kath.net "que cada visita do Papa é importante para a Igreja do país. Vi-o também recentemente no Brasil. A Igreja local se sente muito alentada, confirmada na fé, no sentido de participação da vida da Igreja no mundo". "Então, este caso é também uma situação particularmente favorável, porque aqui se fala a língua natal do Papa e como vimos na Alemanha, existe então a possibilidade de que o Santo Padre diga mais coisas além das que já preparou", continuou em suas declarações o sacerdote à agência austríaca.

"Do resto o Papa é também um alemão do sul e acredito que para os austríacos é experiente como particularmente próximo. Para a Igreja em geral... Certamente o Papa tem o costume em suas viagens de tratar temas importantes para a Igreja local, mas que com freqüência também têm um caráter geral. Por isso podemos esperar que sejam belas ocasiões para o ensinamento", disse o Pe. Lombardi.

"Acredito que haverá como sempre uma atenção muito forte nos fundamentos da fé. portanto podemos esperar discursos muito consistentes e profundos", adicionou o sacerdote jesuíta.

Ao explicar por que o Papa vai visitar o Santuário fr Mariazell, o Diretor da Sala Stampa explicou que recorda "muito bem da entrevista que o Santo Padre concedeu à televisão alemã e a Rádio Vaticano antes da viagem a Alemanha. Houve inclusive uma pergunta precisa sobre o tema. E ele respondeu que 'me convidaram a visitar Mariazell, que é um lugar onde fiquei muito afeiçoado, porque gostei muitíssimo, e não pude dizer não'".