Um grupo de jovens valencianos viajarão no mês de julho a vários povoados da selva nicaragüense para entregar óculos a 300 indígenas sem recursos econômicos e com "importantes problemas de visão", informou o Diretor da área de Voluntariado da Associação Almudí, Carlos Cremades.

O diretor da entidade promotora da iniciativa assinalou à agência AVAN que para a maioria dos indígenas serão "os primeiros óculos que receberão em sua vida, apesar de que entre eles há inclusive pais de família com até oito dioptrias, o que lhes dificulta enormemente poder trabalhar no campo, que é o principal meio de subsistência da região".

Os jovens valencianos, a maioria deles universitários, já examinaram a vista dos beneficiários da iniciativa em uma visita à região nicaragüense no verão passado. A sua vez, a empresa Visionlab já preparou os óculos com graus e os financiou, informa a agência.

Os voluntários realizarão deste modo trabalhos pastorais na paróquia Nossa Senhora das Vitórias como catequese para as crianças, sessões de formação para agentes de pastoral, cursos de Bíblia para professores e de valores para os alunos. Igualmente, têm previsto atender um dispensário médico e organizar competições esportivas e festivais de música.

A Associação Almudí de Valência, dirigida por sacerdotes do Opus Dei, organiza desde 2000 visitas a Nicarágua para desenvolver distintas iniciativas solidárias, nas quais participam universitários, professores e sacerdotes.