Com uma Missa em sua Basílica, o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera, presidiu os festejos pelo 250º aniversário da proclamação da Virgem de Guadalupe como Padroeira do país.

Junto ao Núncio Apostólico no país, Dom Giuseppe Bertello, o Cardeal Rivera Carrera fez votos para que a Mãe continue acompanhando o caminho à união, concórdia, respeito mútuo e paz dos mexicanos.

O Cardeal recordou que a devoção pela Virgem experimentou seu auge em 1736, quando milhares de doentes chegaram a lhe pedir alivio por causa da epidemia de febre amarela que ocasionou a morte de mais de 200 mil mexicanos.

Nesta junta se decidiu, em 11 de fevereiro de 1737, declarar "padroeira principal desta cidade a Nossa Senhora a Virgem Santíssima em sua admirável imagem de Guadalupe".

O Cardeal Rivera recordou que em 12 de dezembro de 1746  foi promulgado o juramento da Virgem dos mexicanos e o povo atuou pela primeira vez como nação ao pedir ao Papa Benedito XIV a declaração da Virgem de Guadalupe como padroeira do México em 1754. 

Depois da Missa, o Arcebispo inaugurou a exposição pictórica "Zodiaco Mariano", conformada por 44 peças da segunda metade do século XVIII que agora se exibem no Museu da Basílica.