"Karol, a história de um homem que se tornou Papa", é uma produção entre Itália e Polônia que no próximo ano levará às telas de televisão a história do João Paulo II antes de seu Pontificado.

Começou neste final de semana a rodagem do filme, estrelado por Piotr Adamczyk, um ator polonês de 32 anos de idade, e dirigida pelo italiano Giacomo Battiato.

A equipe de produção gravou as primeiras cenas no sul da Polônia, onde o pontífice cresceu e começou sua vida religiosa.

Segundo o porta-voz da produção, Marcin Marcinkiewicz, no primeiro dia de trabalho foram registradas cenas de um jovem e atlético Karol Wojtyla a bordo de um caiaque no Lago Dobczyce, perto de Cracóvia, onde se desempenhou como bispo na década de 50.

O filme será transmitido na primavera boreal de 2005 em duas partes de 90 minutos, através da televisão italiana.

O roteiro é uma adaptação do relato histórico realizado pelo escritor italiano Gian Franco Svidercoschi. A primeira parte estará ambientada na Segunda guerra mundial, enquanto que o cenário da outra será a Polônia do pós-guerra.

Marcinkiewicz informou que a maior parte do filme será  filmado na Polônia, mas também haverá cenas no Vaticano.

Tanto Battiato como Adamczyk assinalaram que se sentem intimidados ao representar a um personagem da importância do Papa. "É muito difícil fazer um filme sobre um homem que se tornou um símbolo", manifestou Battiato ao jornal polonês Zycie.