Em uma mensagem improvisada cujo texto foi divulgado recentemente pelo Arcebispado de Buenos Aires, o Cardeal Jorge Mario Bergoglio alentou aos participantes da 18° Marcha Juvenil a viver o amor e a liberdade já que "Jesus dá a liberdade, quebrem os esquemas e terão liberdade!".

O Cardeal assinalou que os jovens tinham caminhado "gratuitamente" para dizer com seu exemplo que "Jesus, que é Amor, nos espera para dar mais Amor" e demonstrar que "vale a pena seguir este caminho".

Depois de indicar que seguir a Cristo implica "quebrar esquemas", o Arcebispo de Buenos Aires ressaltou a participação dos jovens no evento, pois "enquanto alguns dormiam, vocês já estavam caminhando. Enquanto alguns por aí estavam reunidos vendo como podiam fazer para poder ter mais dinheiro, mais poder, ou mais influencia, vocês estavam dizendo que o Amor é Serviço; e que a única coisa que vale na vida é viver para outros".

"O que vocês estavam gritando com seu modo de ser, é que o que não vive para servir não serve para viver. Estamos cansados de gente que não sirva para viver! Nós queremos viver para servir!", exortou.

O que nos toca fazer é "quebrar os esquemas artificiais que querem impor a nós, quebrar os esquemas artificiais de um mundo fácil que nos vendem 'fácil', 'faz o que é fácil', 'não quebre', 'faz o que você gosta'", referiu o Cardeal Bergoglio, e destacou a necessidade de rechaçar estas propostas e dizer: "Não. Eu quero seguir ao Amor. E o Amor é Serviço. E o Amor não é fazê-la fácil; o Amor é difícil. Vocês sabem, garotas e rapazes, que o Amor é difícil".

Finalmente o Cardeal assinalou aos jovens que "Jesus a única coisa que faz é quebrar os esquemas artificiais". "Vamos pelo Amor, Vamos pela liberdade! Vivam o Amor! Quebrem os esquemas e terão liberdade", concluiu.