Ao reunir-se esta segunda-feira com os participantes da Escola de Verão do famoso Observatório astronômico Vaticano, o Papa Bento XVI animou os científicos participantes a ver nas estrelas uma referência à presença de Deus.

O Pontífice assinalou que desde seu estabelecimento em 1891, o Observatório Vaticano "procurou demonstrar o desejo da Igreja de abraçar, alentar e promover o estudo científico, apoiado em sua convicção de que 'fé e razão são como duas asas com as quais o espírito humano se eleva até a contemplação da verdade'  (Fides et Ratio, Prólogo)".

Fazendo referência à presença de estudantes de 22 países diferentes, vindos para estudar, planetas fora do sistema solar, o Santo Padre destacou que "a grande variedade de suas origens e tradições culturais podem ser uma fonte de grande enriquecimento".

"Ofereço minhas orações para que sua pequena comunidade internacional se converta em um sinal que prometa uma maior cooperação científica para benefício de toda a família humana".

"Que nos dias vindouros, encontrem muito consolo espiritual no estudo das estrelas que 'brilham para gozo do criador' (Bar 3:34)", concluiu o Pontífice.