Ante o fracasso do projeto de lei que teria aberto as portas a alguma forma de legalidade para os imigrantes nos Estados Unidos, o Arcebispo de Chicago –estado norte-americano de Illinois-, Cardeal Francis George, fez um pedido para retomar os esforços para aprovar uma lei que ofereça uma reforma migratória ampla.

Ao liderar a procissão de Corpus Christi, acompanhado por milhares de católicos imigrantes, o Cardeal pediu este domingo ao Senado dos Estados Unidos retomar a discussão da reforma migratória, mas com uma perspectiva mais ampla e que inclua soluções econômicas.

O Cardeal destacou que em uma economia globalizada, são as políticas econômicas as que alentam a migração, "por isso é imperativo que se façam políticas públicas para resolver a imigração, pensando em princípios morais".

Antes de iniciar a Missa de Corpus Christi na tradicional igreja de Saint Stanislaus Kostka, aonde chegou a procissão, o Cardeal deu uma mensagem de alento aos imigrantes. "Fazem-nos falta os trabalhadores sem documentação. Eles estiveram aqui trabalhando de maneira ilegal durante duas décadas por um problema das leis que devem mudar", disse o Arcebispo.

"Uma resposta justa de reforma migratória está relacionada com a idéia de que no final das contas somos uma só família humana", adicionou.

O Cardeal insistiu em seu chamado aos senadores para que se esforcem em obter este mesmo ano "uma reforma pormenorizada e caridosa", que respeite a dignidade dos imigrantes.

Durante a Missa foram abençoados 40 mil cartões com nomes de imigrantes e não imigrantes, pronunciando-se a favor da reforma migratória. Os cartões serão entregues pelo Cardeal George aos senadores mais anti imigrantes durante um encontro previsto para esta segunda-feira.