Agentes da segurança pública prenderam ontem Dom Jia Zhiguo, Bispo de Zhengding. Desconhece-se o motivo de sua detenção e seu paradeiro, conforme denunciou a Fundação Cardeal Joseph Kung.

O Prelado, de 73 anos de idade, foi ordenado bispo em 1980 depois de passar 20 anos na prisão. Dom Jia permanecia sob estrita vigilância e sofreu dez detenções desde janeiro de 2004.

O Bispo alberga em sua casa uma centena de órfãos portadores de necessidades especiais. Sua diocese se localiza na província nordeste de Hebei, junto a Pequim.

Joseph Kung, presidente da fundação, chamou os organizadores das Olimpíadas de Pequim de 2008, para que tenham em conta estas violações dos direitos humanos. "Uma vez mais insisto de forma urgente ao Comitê Olímpico para que tome nota da detenção do Bispo Jia junto com outras graves violações dos direitos humanos na China, e insisto ao Comitê chinês a cancelar os Jogos Olímpicos de 2008 porque estas violações não estão em consonância com o espírito olímpico", indicou.