O Secretário Geral da Conferência Episcopal da Bolívia (CEB), Dom Jesús Juárez, recordou que ao celebrar a Festa de Corpus Christi, a Igreja Católica oferece uma mensagem de unidade e respeito à dignidade humana, reconciliação e fraternidade para todos os fieis e pessoas de boa vontade.

Segundo Dom Juárez, a Festa do Corpo e o Sangue de Cristo é para os católicos uma ocasião "de encontro gozoso e compromisso sincero com um dos maiores mistérios de nossa fé: a presença real de Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia. Uma preferência de identidade e pertença ante a qual nenhum fiel pode permanecer indiferente. É a oportunidade para que os católicos respondam ao chamado da Igreja a serem autênticos discípulos e missionários, testemunho de unidade e construtores de uma cultura de paz em nosso país".

Do mesmo modo, precisou que respeitar a dignidade humana demanda assumir a responsabilidade na promoção e defesa da vida e direitos básicos de setores vulneráveis como as crianças, jovens, mulheres, indígenas, operários, frente às atitudes de discriminação, mau trato e exploração que sofrem.

Dom Juárez pediu que esta Festa permita refletir sobre os processos de mudança que afetam ao mundo, e que se apóiem no respeito à dignidade da pessoa.