Um grupo de investigadores dos Estados Unidos divulgou na quarta-feira passada que se pode gerar células estaminais a partir de tecidos da pele de ratos, que funcionam de maneira similar às células estaminais embrionárias. O desafio agora é poder obter os mesmos resultados com tecidos humanos.

Konrad Hochedlinger de Harvard Stem Cell Institute, liderou uma das três equipes de cientistas que divulgaram estes resultados, enquanto que os outros dois diretores são Rudolf Jaenisch do Whitehead Institute em Cambridge, Massachusets, e Shinya Yamanaka da Universidade de Kyoto no Japão.

Yamanaka descobriu que colocando quatro genes em algumas células da pele de camundongo chamadas fibroblastos, podia obter células modificadas que se comportam de forma muito parecida com as células estaminais embrionárias, de acordo aos resultados nas provas de laboratório.

"Isto é o que estivemos procurando para que se proporcione todas as vantagens das células estaminais embrionárias sem ter que confrontar o problema moral. Por isso me sinto bastante animado", explicou Richard Doerflinger, subdiretor do departamento de atividades pró-vida do Episcopado dos Estados Unidos.

Em opinião de outro especialista, o Dr. Asa Abeliovich da Universidade de Columbia em Nova Iorque, esta é "uma das coisas mais emocionantes que aconteceu nesta etapa da investigação com células estaminais embrionárias".

Por outro lado, o Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou que vetará a lei que o Congresso aprovou hoje relacionada com as células estaminais embrionárias, onde permitia a destruição de embriões humanos.