O Papa João Paulo II expressou suas condolências e ofereceu suas orações pelo falecimento do Patriarca Petros VII de Alexandria por causa de um acidente aéreo no sábado passado.

Em um telegrama dirigido ao Santo Sínodo do Patriarcado Greco-Ortodoxo de Alexandria e de toda a África, o Santo Padre manifestou estar “profundamente pesaroso pena pela notícia da trágica morte de Sua Beatitude Petros VII” e dos outros prelados e amigos e familiares que o acompanham de helicóptero durante uma viagem aos Santos Montes.

Junto com Petros VII viajavam os metropolitanos Irinaios de  Pelusium e Chrysostomos de Cartagena, o Bispo Nektarios de Madagascar e os vigários patriarcais de Atenas e Chipre.

“A trágica morte do patriarca Petros VII durante uma viagem aos Santos Montes é fonte de grande pesar e de dor para as Igrejas ortodoxas irmãs do patriarcado de Alexandria, para o Bispo de Roma e na Igreja católica para todos os que estimavam o ministério do defunto patriarca na Igreja na África e seu compromisso pela unidade dos cristãos”, assinalou o Papa.

Depois de recordar gratamente o intercâmbio epistolar com o Patriarca e a participação do

patriarcado grego-ortodoxo de Alexandria em eventos e diálogos teológicos ecumênicos de relevância, João Paulo II pediu ao Senhor “que conceda 'graça sobre graça' a estes ervo fiel e que o acolha  junto com seus companheiros de viagem terrenas na luz eterna e na paz reservada aos justos”.

“Ao mesmo tempo, invoco o espírito de sabedoria para guiar e sustentar o patriarcado de Alexandria neste triste momento", concluiu o Papa.