A Igreja no México apresentou ontem o "Decálogo Ético sobre a importância do respeito e a defesa da vida" que "busca ajudar a compreender o valor da vida humana do primeiro momento em que esta inicia", conforme indicou o reitor da Antiga Basílica de Guadalupe Dom Pedro Agustín Rivera Díaz.

Para o também presidente da organização Família Eucarística, este decálogo é "uma proposta ampla e universal, já que os direitos humanos não são questão de religião nem de interesses particulares, mas sim de direito universal, por isso, esta iniciativa é um convite a refletir a respeito dos temas da defesa e respeito à vida".

Dom Rivera também indicou que "o documento é em apóio à vida do concebido, e à Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), com quem iremos respaldando em forma mútua, já que o organismo presidido pelo José Luis Soberanes mostrou sua postura em total defesa da vida".

O documento se conhecerá também como "Proposta de direitos do concebido no seio materno" já que "existe a certeza, que dá a verdade científica, a respeito de que a vida humana começa no justo momento em que também começa a gravidez", indicou.

"Nesta ocasião se fará uma apresentação pública, e em duas semanas mais se fará uma segunda apresentação em que estarão presentes especialistas cientistas e de diversas disciplinas, para que se faça uma declaração definitiva", afirmou o Reitor da Basílica de Guadalupe.